Estudante de escola pública do RN desenvolve inseticida e ganha bolsa para estudar nos EUA.

Um projeto científico em Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, já causou grandes mudanças na vida da estudante Alicia Neianny Pereira Paiva, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município.

A potiguar recebeu menção honrosa e ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, nos Estados Unidos, após apresentar seu projeto de inseticida natural que combate a praga da mosca-branca em um evento internacional, em junho.

O projeto é bem simples, porém muito importante, já que a região tem como principal empregador a cajucultura. O produto não causa danos ao meio ambiente e é mais barato do que os inseticidas convencionais. O projeto resultou em um inseticida feito com base nos extratos de alho e pimenta, além de emulsificante. A aplicação é feita com um litro de produto diluído em 400 litros de água, pulverizado sobre a folha das plantas.

Oferecimento Café São Braz
Oferecimento Café São Braz

O produto se chama Bioallium, nome devido a sua principal composição que é o alho. Ele elimina a mosca branca, o ovo, a ninfa que é o estágio inicial, e o inseto adulto. As principais formas de combater são pelo contato direto, pela ingestão do produto pelo inseto e o desalojamento do inseto pelo forte cheiro gerado pela pimenta.

O controle chega a ser de 96% dos insetos adultos e 92% das ninfas e ovos.

Com perseverança e dedicação, Alicia é mais um belo exemplo a ser seguido e mostra o potencial dos estudantes e escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Saúde RN
Compartilhe: